Get Started. It's Free
or sign up with your email address
MAX WEBER by Mind Map: MAX WEBER

1. Contexto Histórico

1.1. Alemanha do século XIX

1.2. Industrialização

1.3. Fragmentação do Estado alemão

1.4. Constituição de Weinmar

2. Biografia

2.1. Família de intelectuais

2.1.1. Experiência em outras áreas como o direito e a economia

3. Diferenciação com Durkheim

3.1. Weber acreditava que para estudar a sociologia é inevitável não deixarmos nossos gostos e vontades porque vivemos inseridos na sociedade.

3.1.1. Durkheim, por sua vez, acreditava que as ações humanas aconteciam de forma natural. Devemos nos afastar do objeto de estudo para sermos imparciais.

4. Ações sociais

4.1. IRRACIONAIS

4.1.1. Afetiva: sentimento como o orgulho, ódio, paixão.

4.1.2. Tradicional: são as nossas ações que fazemos cotidianamente.

4.2. RACIONAIS

4.2.1. Finais: são ações que fazemos através de escolhas racionais para encontrarmos os melhores caminhos.

4.2.2. Movidas por valores: ações que realizamos através de valores religiosos, éticos, políticos, dentre outros.

4.3. Definição:

4.3.1. A Ação Social é um conceito que Weber estabelece para as sociedades humanas e a essa ação só existe quando o indivíduo estabelece uma comunicação com os outros.

5. OBRA PRINCIPAL:"ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO"

5.1. Para o autor, o capitalismo é desenvolvido melhor nas sociedades protestantes calvinistas devido à complexa acumulação de riquezas e formas de disciplina.

6. Tipos Ideais

6.1. Critério relacionado ao conhecimento de valores e ideias do cientista social sobre o seu objeto de estudo. Trata-se portanto de uma construção mental do sociólogo que está ligada aos seus desejos. Por isso não é a representação da realidade e sim, um instrumento que colabora com os estudos.

6.2. Sempre focado em pares. Ex: rico e pobre, bairros nobres e operários.

7. Homem de ciência?

7.1. Primeiramente, Weber descreve a ciência como uma constante alteração, sendo dinâmica e diferente da maneira de realizar a arte. Sendo assim, o homem de ciência deve ser separado das questões políticas que o cerca, para que o seu objeto de estudo seja analisado de maneira imparcial e objetiva.

8. IDEALISMO VS POSITIVISMO

8.1. Para a Sociologia, idealismo consiste na idealização de normativas de ações apresentadas para a sociedade como um objetivo a ser alcançado. Weber é considerado adepto dessa corrente porque aborda conceitos subjetivos .

8.2. O positivismo foi uma corrente teórica criada pelo filósofo francês Auguste Comte (1798-1857) que defendia que a regra para o progresso social seriam a disciplina e a ordem.