As defesas do nosso corpo

mapa mental

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
As defesas do nosso corpo by Mind Map: As defesas do nosso  corpo

1. Aquisição de imunidade

1.1. Imunização natural ativa ocorre quando o contato com antígenos faz com que o organismo responda formando anticorpos específicos para a defesa.

1.2. Imunização natural passiva ocorre quando os anticorpos para determina- dos antígenos são introduzidos no corpo de uma pessoa naturalmente, como durante a amamentação

1.3. Imunização artificial ativa é feita pela vacinação. A vacina é formada por antígenos semelhantes ou mesmo idênticos aos organismos que causam as doenças, mas são inofensivos.

1.4. A imunização artificial passiva ocorre quando uma pessoa recebe artificialmente, por transfusão de sangue ou pela aplicação de soros.

2. O sistema imunológico, também conhecido como sistema imunitário ou sistema imune, é o sistema responsável por combater os microrganismos invasores. O sistema imunológico constitui-se de certos tipos de leucócitos, principalmente linfócitos, e também por órgãos onde ocorre a formação, amadurecimento e multiplicação desses leucócitos.

3. pra que ele serve??

3.1. ele serve para proteger o nosso corpo de micróbios e algumas coisas e poeiras que podem fazer mal não só para nós como para o nosso corpo

4. mecanismo de defesa

4.1. função

4.1.1. Sua função é dificultar a passagem dos elementos que fazem mal para nos

4.2. Algumas das principais barreiras são: Suco gástrico, Muco, Microbiota intestinal, Pele, Saliva e lágrima e Inflamação

4.3. As defesas imunitárias secundárias ou adquiridas são aquelas em que o sistema imunitário produz uma resposta específica a antígenos. Essa resposta consiste em produzir as células ou anticorpos específicos para determinado antígeno.

5. Como surgiu a vacina?

5.1. Foi em 1798 que o termo “vacina” surgiu pela primeira vez, graças a uma experiência do médico e cientista inglês Edward Jenner. Ele ouviu relatos de que trabalhadores da zona rural não pegavam varíola, pois já haviam tido a varíola bovina, de menor impacto no corpo humano.