Paradigmas de Linguagem de Programação

Aula 2 - Paradigmas da Linguagem de Programação

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Paradigmas de Linguagem de Programação by Mind Map: Paradigmas de Linguagem de  Programação

1. Por Que Estudar Paradigmas de Linguagens de Programação

1.1. Capacidade aumentada para expressar ideias

1.1.1. Aumenta a visão do programador possibilitando que ele explore recursos diversificados das linguagens incentivando seu uso.

1.2. Embasamento para escolher linguagens adequadas

1.2.1. Os programadores que conhecessem uma faixa mais ampla de linguagens e construções de linguagens, estão mais capacitados a escolher a que inclui os recursos melhor adaptados às características do projeto em questão.

1.3. Habilidade aumentada para aprender novas linguagens

1.3.1. É essencial que programadores conheçam o vocabulário e os conceitos fundamentais das linguagens de programação para poderem ler e entender descrições e avaliações de linguagens de programação e compiladores.

1.4. Melhor entendimento da importância da implementação

1.4.1. O conhecimento sobre questões de implementação fornece dicas sobre a eficiência relativa de construções alternativas que podem ser escolhidas para um programa.

1.5. Melhor uso de linguagens já conhecidas

1.5.1. Ao estudar os conceitos de linguagens de programação, eles podem aprender sobre partes antes desconhecidas e não utilizadas das linguagens que já trabalham e começar a utilizá-las.

1.6. Avanço geral da computação

1.6.1. O estudo de conceitos de linguagens de programação propiciam aqueles que são mais bem informados e tragam novos recursos para tais linguagens.

2. Domínios de Programação

2.1. Computadores têm sido aplicados a uma infinidade de áreas. Por causa dessa diversidade de uso, linguagens de programação com objetivos muito diferentes têm sido desenvolvidas.

3. Aplicações Científicas

3.1. Aplicações científicas têm estruturas de dados relativamente simples, mas requerem diversas aplicações aritméticas de ponto flutuante.

4. Aplicações Empresariais

4.1. Linguagens de negócios são caracterizadas por facilidades para a produção de relatórios elaborados, maneiras precisas de descrever e armazenar números decimais e caracteres, e a habilidade de especificar operações aritméticas decimais.

5. Inteligência Artificial

5.1. Inteligência Artificial é uma ampla área de aplicações computacionais caracterizada pelo uso de computações simbólicas em vez de numéricas.

6. Programação de Sistemas

6.1. Software de sistema são aplicativos usados quase continuamente e, dessa forma, devem ser eficientes Além disso, tais aplicativos devem ter recursos de baixo nível que permitam aos aplicativos de software se comunicarem com dispositivos externos.

7. Software para a Web

7.1. A World Wide Web é mantida por uma vasta coleção de linguagens, que vão desde linguagens de marcação, até linguagens de programação de propósito geral, como Java.